Fique atento aos óculos de sol

Ele não precisa ser o mais caro. Basta bloquear, pelo menos, 99% dos raios UVB e 95% dos UVA

Fique atento aos óculos de sol

J Wheeler and V Laws/Corbis

Quem compra óculos de sol pirata não sabe o dano que fará para a saúde dos olhos. Como as lentes não oferecem a devida proteção, especialistas alertam que o mau uso é considerado mais perigoso do que simplesmente não usá-lo.

Para entender como isso ocorre, o olho humano possui mecanismos de defesa naturais que são inibidos pela escuridão proporcionada pelas lentes. A pupila, que automaticamente se fecharia diante da luminosidade, mantém-se dilatada quando utilizamos lentes escuras.

Caso as lentes não protejam os olhos, os raios ultravioletas passam e afetam a retina mais severamente do que se não estivéssemos usando nenhum tipo de lente.

Para se ter uma ideia, os óculos de sol com proteção contra os raios ultravioletas são capazes de prevenir doenças da retina e a catarata, uma opacidade do cristalino, a lente natural do olho, como informa o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

De acordo com o órgão, significa que o problema que apareceria aos 80, 90 anos poderão surgir aos 50, 60 anos. A recomendação é válida, inclusive, aos portadores de glaucoma, que naturalmente têm os olhos mais sensíveis à luz e ao brilho do sol.

Na hora de escolher o óculos de sol, ele não precisa necessariamente ser o mais caro. Nada disso! Preste atenção apenas nos bloqueiam, pelo menos, 99% dos raios UVB e 95% dos UVA.

"Esta informação deve estar disponível, no momento da compra, seja no adesivo afixado aos óculos ou em livretos contendo informações técnicas sobre o produto. O comprador deve exigir esta informação.", orienta o médico Virgilio Centurion, do blog Clube da Longevidade.

Natália Farah


Comente

Últimas