Gelatina é fonte de colágeno

Ela também ajuda a emagrecer!

Gelatina é fonte de colágeno

Há tempos a gelatina já foi apontada como aliada da dieta, por ser pobre em calorias e aumentar a saciedade. A questão em torno dela aqui são os benefícios para a pele. Afinal, ela faz bem? E muito! A gelatina é composta por aminoácidos, substâncias que constituem as proteínas e ajudam na síntese do colágeno, responsável pela sustentação e firmeza da pele.

E da onde vem o colágeno? O colágeno, por ser proteína pura, é encontrado nas cartilagens e tendões dos mamíferos, exceto do ser humano. Daí a necessidade de ingeri-lo. E essa função de sustentação não funciona apenas para a pele, ela se estende para ossos, tendões e articulações, fortalecendo os tecidos em geral! Por ser rica em proteínas, a gelatina também ajuda a prevenir a osteoporose, doença que atinge mulheres depois dos 40, entre vários outros benefícios, como reduzir o colesterol, triglicérides e controlar a glicemia.

Do ponto de vista nutricional, ela também favorece quem quer emagrecer. Por ser hipocalórica e rica em água, ajuda a hidratar, saciar a fome e substituir a vontade por comer doces. Se essa for a finalidade, o ideal é consumir a versão diet, que tem aproximadamente 7 calorias por 100g, todas vindas de proteínas. E detalhe: não tem gordura. Além disso, o processo de emagrecimento também ajuda a aumentar a flacidez na pele, algo que pode ser amenizado com o consumo da gelatina.

Até agora, o único ponto negativo para ela é sua forma de preparo, que leva corantes e aditivos. No entanto, quem busca uma alimentação mais natural pode optar pelas cápsulas de gelatina, que têm maior quantidade de colágeno, sem contar com os corantes. Ou seja, acabam sendo mais eficientes. No entanto, a em pó tem absorção mais rápida e é versátil, ou seja, pode ser adicionada em iogurtes e sucos, variando a forma de consumi-la.

Um corpo adulto precisa consumir pelo menos 10g de colágeno para poder fazer uso dos benefícios acima. Para isso, basta ingerir dois potes de gelatina por dia, ou uma colher de sopa do pó.

Por Helena Dias


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