Glaucoma: doença é silenciosa e requer controle

O problema é causado pela elevação da pressão dentro do olho e pode levar à cegueira

Glaucoma doença é silenciosa e requer controle

O glaucoma é uma doença ocular silenciosa causada pela elevação da pressão intraocular, dentro do olho, que pode levar à cegueira caso não seja tratado. É completamente diferente da pressão arterial. A doença provoca lesões no nervo óptico, que tem a função de levar informações visuais ao cérebro. A combinação das pressões intraocular e hipertensão arterial com o glaucoma podem levar o paciente a ter trombose ou hemorragia no olho.

A doença se manifesta com mais frequência em adultos com mais de 40 anos, negros, portadores de diabetes, casos de miopia e em alguns de histórico na família. Nesses grupos, o mais comum é o glaucoma de ângulo aberto, o tipo crônico, em que a pressão ocular aumenta lentamente, empurrando o nervo óptico e a retina para trás do olho.

Nos casos de ângulo fechado o paciente sente dores e o problema torna-se agudo. Entre outros tipos em que a patologia se manifesta estão glaucomas congênitos, hereditário e quando a criança já nasce, e secundários, causados por uso de drogas e outras doenças. Infelizmente, não é possível evitá-la, mas consultar com frequência oftalmologistas torna-se imprescindível no controle da enfermidade.


Por Natália Farah

Comente

Últimas