Glaucoma: vitaminas que fazem bem aos olhos

Os portadores de glaucoma têm pelo menos cinco grupos de vitaminas que ajudam no controle da doença

Glaucoma vitaminas que fazem bem aos olhos

A natureza é generosa ao disponibilizar, nas frutas e verduras, vitaminas importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Os portadores de glaucoma têm pelo menos cinco grupos de vitaminas que ajudam no controle e tratamento da doença.

A falta da vitamina A, uma das mais populares em saúde dos olhos e encontrada na cenoura, espinafre, tomate, fígado, gema de ovo e laticínios, provoca a diminuição da acuidade visual ao escurecer, conjuntiva ressecada, ulceração da córnea e inflamação das pálpebras.

Já a C, famosa por estar presente nos cítricos e outras frutas, tomate, couve crua, melão e verduras de folhas verdes é importante para prevenir a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Outra vitamina que deve estar no cardápio de qualquer pessoa, especialmente os glaucomatosos, é a E. Potente antioxidante que, combinado a outras vitaminas, pode reduzir o risco de cataratas e de degeneração macular. O componente é encontrado na maçã, abacate, ameixa, tomate, aspargo, banana e melão.

E a Vitamina - B2 (Riboflavina) protege os olhos e preserva das cataratas. Por isso, coma verduras, leite, farinha integral e ingira levedura de cerveja à vontade. Bem como espinafre, abóbora, tomate, pimentão, milho e brócolis, ricos em luteína. Além de formar uma espécie de capa contra a radiação solar nociva, é eficaz de prevenir cataratas e DMRI.

Sobre o glaucoma, vale dizer que se trata de uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas. Por isso não é raro o paciente só descobrir a doença quando a visão num dos olhos já esteja quase perdida.

No Brasil estima-se que existam 900 mil pessoas com a doença. Especialistas afirmam que não se pode prevenir a chegada do glaucoma, mas sim a cegueira. Por isso, o diagnóstico precoce e a fidelidade no tratamento são importantes.


Por Natalia Farah

Comente

Assuntos relacionados: saúde doenças glaucoma vitaminas glaucoma

Últimas