Hábitos que ajudam no controle da pressão

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Além de evitar o excesso de sal, que tal meditar ou adotar um animal de estimação?

Hábitos que ajudam no controle da pressão

Tem certos hábitos que se fossem incluídos no dia a dia poderiam melhorar bastante no controle da pressão arterial. Quando está alta, a famosa hipertensão, dilata o coração e danifica as artérias, essas responsáveis por empurrar o sangue do coração ao resto do corpo.

Embora o fator genético seja 90% responsável pela pressão alta, fatores como excesso de consumo de bebida alcóolica e de sal, fumo, obesidade, estresse e falta de exercícios físicos também contribuem para o descontrole da pressão.

E caso não controlada, a hipertensão pode causar acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio ou doença renal crônica. Fora que a doença ainda leva a uma atrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca.

Para evitar todos esses problemas, que tal se prevenir? Quem já tem histórico na família consegue melhorá-la seguindo os conselhos abaixo. No entanto, vale uma visita ao médico a fim de que o profissional oriente o melhor tratamento, pois muitas vezes o medicamentoso é necessário.

Mexa-se

Sem dúvida o exercício físico faz bem ao corpo e também a alma, além de ser um grande aliado contra a hipertensão. Primeiro, ele ajuda com outros fatores de risco para a hipertensão, como peso extra e estresse. Segundo, porque melhora a força de seu coração para que ele possa de forma mais eficaz bombear o sangue, o que reduz a pressão sobre as artérias.

Escolha os alimentos certos

Pesquisas indicam que o consumo de diversos alimentos controla a pressão. Na lista dos benéficos à saúde estão, por exemplo, os ricos em fibras, potássio (banana, abacate e batata), cálcio (brócolis, couve e espinafre), além de peixes e vitaminas C.

Manter o peso sob controle

Comer bem é essencial para manter a pressão arterial saudável, mas ainda que você viva de feijão e banana, quilos extras poderão prejudicá-lo. De fato, um estudo italiano descobriu que a hipertensão em pacientes com excesso de peso era uma condição secundária, causada pelo excesso de peso. Em outras palavras, uma vez que o peso foi perdido, a pressão arterial elevada foi com ele.

Fique longe do sal

Talvez o conselho mais conhecido para a pressão arterial saudável é manter uma dieta baixa em sódio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo máximo de 2.000mg (2g) de sódio por pessoa, ao dia, o que equivale a 5g de sal (40% do sal é composto de sódio). O excesso de sódio no corpo humano pode levar ao aumento de líquido nos vasos sanguíneos. E o principal efeito adverso desse consumo excessivo é a elevação da pressão arterial, que sobe progressivamente com a elevação da ingestão de cloreto de sódio. Portanto, fique de olho no sal!

Largue o cigarro

Claro que, para esse e muitos outros motivos, você deve parar de fumar. Mas fumantes passivos ainda podem ter um efeito prejudicial sobre a sua pressão arterial.

Meditação também ajuda

O hábito de meditar ajuda a manter uma mente calma e concentrada e ainda controlar a pressão arterial. Quando relaxado, o corpo produz mais óxido nítrico, que por sua vez ajuda na abertura dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão do sangue.

Adote um animal de estimação

Pesquisas mostram que donos de animais têm menor pressão arterial (também: diminui o colesterol e o risco de doença cardíaca), graças à redução da ansiedade por ter um animal de estimação.

Natália Farah


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