Hepatite B

Hepatite B

Vamos direto ao assunto. A hepatite B é uma inflamação no fígado que infecta até 100 vezes mais do que a AIDS. De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 3 milhões de brasileiros sofrem da doença.

Causada pelo vírus (HBV), a hepatite B é transmitida pelo contato com sangue ou fluídos orgânicos contaminados (sêmen, secreção vaginal, menstruação).

Todo cuidado é pouco. Os riscos estão no compartilhamento de agulhas, objetos cortantes, seringas e em relações sexuais sem camisinha. Vale ressaltar que as chances de contágio são as mesmas em relações entre homossexuais e heterossexuais.

Embora os sintomas não sejam aparentes, há indícios de alerta como mal-estar, febre, falta de apetite, cansaço exagerado, dores de cabeça e no corpo e mucosas e pele com coloração amarelada.

Mesmo tendo tratamento, em casos graves, a doença evolui para câncer ou cirrose, a saída neste estágio é o transplante de fígado.

A vacinação, que tem eficácia em torno de 95%, é o melhor método para impedir a proliferação do vírus. Os recém-nascidos e pessoas com idade de 0 a 19 anos podem ser imunizadas gratuitamente nos postos de saúde.

Então, atenção! Não compartilhe objetos cortantes ou de higiene pessoal. E, principalmente, use camisinha!

Comente

Últimas