Hipertensão é mais comum entre as mulheres

Estima-se que cerca de 32 milhões de pessoas com mais de 20 anos, no Brasil, tenham hipertensão

Hipertensão é mais comum entre as mulheres

As mulheres já são maioria quando o assunto é hipertensão - pressão alta. Em uma pesquisa realizada e divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde apontou que 25,4% dos hipertensos, no Brasil, são do sexo feminino contra 19,5% dos homens entrevistados. Os índices delas, no geral, superaram o público masculino em todas as faixas etárias, que variou de 18 a 25 anos e 45 e 54 anos de idade.

As razões estão no moderno estilo de vida adotado por elas, que cuidam dos filhos e conciliam jornada dupla entre o trabalho fora de casa e os afazeres domésticos. O levantamento identificou também que as mulheres se alimentam pior, têm fumado mais, além de praticarem menos exercícios físicos e estarem mais obesas, combinações ideias para a pressão ficar acima dos 12 por 8 recomendados.

Outro fator interessante apresentado na pesquisa diz respeito ao grau de escolaridade das hipertensas. O índice é maior naquelas que têm menos estudo (34,4%) em relação às de nível superior (14,2%).

Mudança de hábito

O especialista Carlos Alberto Machado, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), explicou ao portal da Agencia Brasil que as mulheres com menos escolaridade, em geral, têm menos informação e acesso aos serviços de saúde para fazer o diagnóstico. Como a pressão alta não apresenta sintomas, deixam muitas sem saber que têm a doença. A associação estima cerca de 32 milhões de pessoas com mais de 20 anos, no Brasil, tenham hipertensão.

A prevenção da doença, que não tem cura e pode lesionar diversos órgãos do corpo como rins, olhos, cérebro e especialmente o coração, consiste basicamente na mudança de hábitos comportamentais. Os especialistas indicam diminuir o consumo de sal, produtos industrializados, o excesso de bebidas alcoólicas, emagrecer, praticar exercícios físicos, evitar o estresse e abandonar o tabagismo.


Por Natália Farah

Comente

Últimas