Hipoglicemia e direção não combinam!

Conduza o automóvel sempre com glicose ou doces à mão
Hipoglicemia e direção não combinam

Foto: Reprodução / Daily Mail

Assim como direção e bebida alcoólica não combinam, definitivamente, hipoglicemia e dirigir também pode ser uma combinação considerada bem arriscada. Isso porque quem sofre de hipoglicemia, que é uma queda nos níveis de açúcar no sangue bem comum aos pacientes com diabetes, apresenta essa desajuste de forma muito abrupta, com sintomas bem característicos, e que oferecem grande risco quando se está no trânsito. 

Em grande parte das vezes, é aconselhado ao motorista que pare o carro assim que começar a ter algum sintoma de hipoglicemia, como tontura, tremor, suor frio, palidez, confusão mental, dor de cabeça, sensação de formigamento em torno da boca e movimentos desajeitados.

Estudos comprovam que a cada 2 mil acidentes causados ​​pelo colapso ao volante, 340 das pessoas tinham diabetes. Esses números são justificados pelo fato de que, muitas vezes, o motorista não leva consigo um kit de cuidados, com medidor de glicemia, injeções de insulina, e até balinhas e doces para repor o açúcar quando percebe que a glicemia está mais baixa, causando desconforto e mal estar.

Algumas dicas são importantes para os pacientes diabéticos que decidem viajar conduzindo um automóvel. Por exemplo:

  • Conduza o automóvel sempre com glicose ou doces à mão. Tais itens nunca devem estar guardados no porta-luvas, porque, em um caso de emergência, fica mais fácil ingerir os alimentos.
  • Realize um teste de glicemia antes de dirigir e testar a cada 2 horas em viagens longas.
  • Se você sentir que está com hipoglicemia, saia da estrada, pare o carro ou se mude para o banco de trás. Além de maior conforto, isso evita multas de trânsito por dirigir sem condições físicas.
  • Trate a hipoglicemia imediatamente, espere até que os níveis de glicose no sangue subam e, em seguida, procure um posto para fazer uma refeição adequada.
  • Lembre que, após um episódio de hipoglicemia seus sentidos podem ser prejudicados por mais de uma hora, mesmo que você se sinta bem e que seus níveis de glicose no sangue já tenham voltado ao normal.

    Por Renata Branco


    Comente

    Assuntos relacionados: saúde hipoglicemia dirigir insulina

    Últimas