Horta em apartamento - dicas para cultivá-las

Dicas de como montar uma horta em seu apartamento e como cultivá-la

Horta em apartamento  dicas para cultiválas

Que tal montar uma horta em seu apartamento? Se você acha impossível, saiba que qualquer cantinho do imóvel já é suficiente para cultivar ervas, temperos e hortaliças.

O paisagista Daniel Cruz afirma que o mais indicado é que estes locais tenham uma boa iluminação solar ou que a pessoa deixe a horta exposta aos raios solares pelo menos no período da manhã. "A horta é muito funcional, não apenas decorativa. Procuro criá-las em locais próximos ao espaço gourmet ou cozinha", informa ele.

Para cultivá-la o paisagista orienta que são indispensáveis alguns utensílios como minipás, minirrastelos e tesoura. "O bom mesmo é o contato com a sua horta. Colocar a mão na terra", descreve.

De acordo com Daniel o vaso deve ser preparado com uma parte de substrato (terra) e outra parte de matéria orgânica (húmus de minhoca). Além disso, a drenagem de vasos e floreiras é primordial para um bom desenvolvimento vegetal.

Siga o passo a passo para montar a camada de drenagem, segundo Daniel Cruz:

1° Passo: no fundo do vaso deve-se colocar no mínimo 5cm de argila expandida. Esta quantidade pode ser aumentada de acordo com a profundidade do vaso.

2° Passo: sobre a camada de argila, coloque uma manta geotêxtil, conhecida como manta bidin, que serve para evitar que a terra preparada, que virá logo em seguida, se misture com a argila, comprometendo a eficiência da camada de drenagem.

3° Passo: em seguida preencha o vaso com a terra preparada compactando levemente, até faltar aproximadamente 5cm para a borda do vaso.

Cruz garante que não existe um tempo correto de vida da horta, mas se você respeitar a adubação e regá-la adequadamente ela permanecerá bonita por muito tempo. "Para as regas coloque o dedo na terra e se estiver úmida não regue, pois água em excesso mata. O ideal é manter a terra levemente úmida", orienta.

O adubo deve ser sempre composto de matéria orgânica, como húmus de minhoca. Assim você consome hortaliças orgânicas e se isenta de produtos químicos. Daniel ainda salienta: "A forma de retirada de um ramo ou folhas para o consumo deve ser cuidadosa, pois não deixa de ser uma poda".

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente

Últimas