Impotência sexual pode estar ligada ao diabetes tipo 2

Estudos indicam que os homens com disfunção erétil podem ter apresentado diabetes não diagnosticada por um tempo prolongado
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Impotência sexual pode estar ligada à diabetes tipo 2

Foto: iStock / dolgachov

Homens que sofrem de impotência sexual podem enfrentar duas vezes o risco de diabetes tipo 2 (não diagnosticada) em comparação com os homens sem esses problemas sexuais, sugere um novo estudo. "Este efeito foi mais significativo entre os homens de meia-idade, entre 40 a 59 anos", disse o pesquisador Dr. Sean Skeldon, da Universidade de Toronto, no Canadá.

"A probabilidade de ter diabetes não diagnosticada aumentou de um em cada 50 em homens sem disfunção erétil, para um em cada 10 em homens com disfunção erétil", disse Skeldon. É importante notar que este estudo apenas encontrou uma ligação entre impotência e diabetes tipo 2. Ele não prova uma relação de causa e efeito entre os problemas de saúde.

O relatório foi publicado na edição de julho / agosto da revista Annals of Family Medicine. Para o estudo, a equipe de Skeldon coletou dados de mais de 4.500 homens acima de 20 anos,  que participaram na Pesquisa Exame Nacional de Saúde e Nutrição dos EUA entre 2001 e 2004.

Com base nesse grupo de homens, os pesquisadores analisaram a associação de disfunção erétil com pressão arterial elevada não diagnosticada, colesterol alto e diabetes tipo 2. Os investigadores não encontraram qualquer ligação entre a dificuldade de alcançar ou manter uma ereção com a pressão arterial elevada não diagnosticada ou com o colesterol alto.

Contudo, eles descobriram que a prevalência de diabetes diagnosticada foi de 11,5% em homens com impotência em comparação com cerca de 3% dos homens sem o transtorno. Nos homens com idade entre 40 a 59, a taxa de diabetes não diagnosticada foi de 19% nos homens com disfunção erétil em comparação com 3% naqueles que não têm problemas de ereção, segundo o estudo.

A disfunção erétil é um fator de risco para futuras doenças cardíacas, disse o pesquisador. Ao contrário da diabetes, pressão alta ou colesterol alto, que normalmente não têm sintomas óbvios, a impotência é algo que os homens reconhecem como um problema, conclui ele.

Por Renata Branco


  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Aproveite o Dia dos Namorados para cozinhar receita deliciosas com o seu/sua crush!

Receitas para o dia dos namorados

Últimas

Copyright © 2019 e-Mídia