Inverno favorece tratamento das varizes

Uma das razões é a menor exposição aos raios solares, que podem manchar os locais em tratamento

Inverno favorece tratamento das varizes

A menor exposição aos raios solares, no inverno, favorece o tratamento das varizes. A incidência do sol pode estimular a fixação de manchas hipercrômicas (escuras) nos locais onde o tratamento é realizado. Como nesta época as pessoas também reduzem o uso de saias, bermudas e shorts, as meias elásticas, utilizadas tanto na prevenção, como no tratamento das varizes, são confortáveis.

Outra vantagem de aproveitar o tempo frio é a tranquilidade das clínicas estéticas, que recebem menos pacientes e a possibilidade de programar melhor as sessões até a chegada do verão.

As varizes, aquelas veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas, além de comprometerem a estética, provocam cansaço e dor nas regiões afetadas.

No Brasil estima-se que 35% da população tenham varizes. As mulheres são as que mais sofrem, devido à influência dos hormônios (são quatro mulheres para cada homem) e nas fases da menstruação e gravidez tendem a piorar.

A predisposição familiar e o avanço da idade estão entre as principais causas do problema. A ocorrência é mais comum em pessoas que precisam ficar em pé por muito tempo.

Confira algumas recomendações para evitar as varizes.

• Evite ficar de pé, parado na mesma posição por muito tempo. Se for obrigado a fazê-lo, procure movimentar-se. Isso faz com que os músculos das pernas ajudem o sangue a circular;

• Diversas vezes por dia, procure elevar as pernas acima do nível do coração por alguns minutos para facilitar o retorno do sangue para o centro do corpo;

• Lembre-se de que é muito importante usar meias elásticas. Os resultados serão melhores ainda se você as calçar logo cedo, antes de levantar da cama;

• Ande a pé. Caminhar é fundamental para prevenir varizes.


Por Natália Farah

Comente

Últimas