Já imaginou alterar o seu DNA?

Estudos revelam que hábitos saudáveis tem o poder de mudar o seu código genético

Já imaginou alterar o seu DNA

A maioria das pessoas já estão careca de saber que fazer exercícios comer de forma balanceada, é tudo de bom. No entanto, estudos recentes comprovam que a herança dos hábitos saudáveis é ainda mais poderosa do que se poderia imaginar, uma vez que elas são capazes de mudar o seu DNA. Isto é, alterar a estrutura dos genes e, consequentemente, seu funcionamento.

Para quem achou a teoria muito complicada, a gente explica melhor. Segundo o estudo realizado por cientistas da Universidade de McGill, no Canadá, acompanhou 27 mil pessoas que possuíam o gene 9p21 - que aumenta o risco de doenças cardíacas - e descobriu que uma dieta rica em vegetais é capaz de impedir a atividade do gene. Isso acontece porque a molécula existente no material genético das plantas conhecido como microRNA, responsável por elevar e reduzir os níveis de nossa proteína, interage com o DNA humano, podendo ou não ativar os nossos genes. Ou seja, além de absorver os nutrientes desses vegetais, nós ingerimos também informações que podem regular a estrutura do nosso material genético.

Mas, não é só pela boca que o seu DNA pode mudar. Você sabia que a prática de exercícios regular pode modificar a com o DNA da sua musculatura? Pois é, se você é sedentário de carterinha, saiba que quando você se exercita as enzimas responsáveis por mutar o funcionamento dos genes dos músculos. Segundo a cientista Juleen Zierath, do Instituto Karolinska, na Suécia, as enzimas reprogramam o tecido para que ele queime gordura e açúcares de forma mais eficaz.

Agora, não adianta comemorar vitória antecipadamente, em ambos os casos as alterações são temporárias. Isso é, se você parar com as atividades físicas e deixar as verduras de lado durante as refeições seus genes voltarão rapidinho ao que eram antes. Então, caso o seu objetivo seja reprogramar o seu código genético é bom ter em mente que a chave para o sucesso depende unicamente da manutenção diária dos bons hábitos.

Por Paula Perdiz

Comente

Últimas