Lentes de contato - cuidados com a higiene!

Lentes de contato  cuidados com a higiene

As lentes de contato são práticas e mais discretas que os óculos, mas é preciso tomar cuidado com a higiene! "A lente deve ser limpa. Quando não estiver no olho, deve ficar acondicionada em um estojo próprio. Nesse estojo deve conter solução de limpeza e desinfetante próprio para essa lente", conta o oftalmologista Arlindo Portes, diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e professor da Faculdade de Medicina da Estácio de Sá.

O especialista conta que também existem as lentes descartáveis, que podem ser usadas por vários dias, como o período de uma semana, sem ser tirada do olho. "Esse tipo de lente deve ser retirada após o período de descarte. Ela deve ser jogada fora e substituída por outra, pois ela não está sendo limpa e não está sendo retirada do olho", explica Portes.

Para quem acha que colírio serve para limpar o olho, vale um alerta. A solução lubrifica o olho, mas não limpa. "Não tem efeito de higiene na lente. Ele é lubrificante, facilita que a pessoa se adapte a lente. A higiene mesmo, a limpeza da lente, deve ser feita fora do olho, com substância desinfetante própria para retirar partículas que grudam na superfície da lente", esclarece o oftalmologista.

Por isso, muito cuidado, se a higiene não for feita de forma inadequada, pode ser desenvolvida no olho uma lesão chamada úlcera de córnea, ou infecção de córnea. "Ela pode aparecer sem que se sinta dor, porque a lente diminui essa sensação. O olho fica vermelho e pode causar perda de visão", diz Portes.

A higienização da lente não pode ser feita com soro fisiológico ou água de torneira. Substâncias apropriadas para limpeza da lente, que matam as bactérias, são as indicadas para o processo de higiene. "Tem que limpar a sujeira para evitar que haja aderência de bactérias, e fazer desinfecção para matar qualquer tipo de microorganismo", conta o especialista, que faz um adendo.


"Essa sujeira que gruda na lente pode causar alergia. Nesses casos, deve-se suspender o uso e fazer um tratamento antialérgico. A sujeira pode piorar a visão da pessoa, embaçando a vista", finaliza.

Comente

Últimas