Mate a sua sede de chá!

Conheça os benefícios do brasileiríssimo chá-mate

Mate a sua sede de chá

Consumida em todo o país, graças aos portugueses, a erva-mate caiu no gosto dos colonizadores principalmente por se mostrar bastante eficaz na cura da ressaca e, hoje, é uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros. Se você faz parte do time que adora um chá-mate, vai aí uma ótima notícia: além de deliciosa a bebida ajuda prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e, de quebra, ainda retarda o envelhecimento precoce. Pelo menos é o que aponta novo estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

De acordo com a pesquisa, que estudou o efeito da erva no organismo de três grupos de camundongos ao longo de 10 meses, desde filhotes até se tornarem idosos. Divididos de forma aleatória, o primeiro grupo recebeu chá-mate natural, desses encontrados no mercado; enquanto o segundo grupo bebeu a versão diet e o terceiro time consumiu somente de água. E, após o período de análise, o que pôde se comprovar é que o grupo que não havia ingerido a erva estavam com os genes relacionados ao envelhecimento muito mais ativos do que os ratinhos que tinham consumido o chá-mate. Outro ponto destacado pelos pesquisadores foi que a pelagem dos dois grupos também estavam mais bonita e sedosa.

Apesar de não se saber ao certo qual a substância presente no mate que é responsável por essa ação, os pesquisadores a associam ao ácido clorogênico, principal antioxidante presente no mate. Contudo, para fazer tal afirmação, estudos posteriores mais aprofundados precisam ser realizados. Outra boa notícia é que o chá pode prevenir outros tipos de doenças, como a diabetes, uma vez que o estudo diagnosticou que que o consumo frequente da bebida é capaz de diminuir o índice de glicose nas correntes sanguíneas.

Para quem não acredita que um chá tão gostoso como o mate possa fazer tão bem, saiba que a erva, possui uma grande quantidade de nutrientes, como cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina, ácido fólico, ácido pantotênico; vitaminas A, B1, B2, C e E; sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio); proteínas; frutose; glucose, óleos essenciais além de celulose, entre outros. Ou seja, é um poderoso estimulante da atividade física e mental, que beneficia os nervos e músculos no combate a fadiga, atua como regulador das funções cardíacas e pulmonares, além de ser um excelente digestivo.

É importante ressaltar que as ações da erva-mate no organismo ocorrem quando a bebida é consumida regularmente, pois é preciso existir uma concentração constante das substâncias bioativas (flavonóides e cafeína) na circulação sanguínea. Mas, atenção, se você sofre de insônia é melhor maneirar no consumo, pois os efeitos do chá no organismo são similares ao do café, o que pode ocasionar insônia e um pouco de irritabilidade.

Por Paula Perdiz

Comente

Últimas