Medo da gripe H1N1? Saiba como higienizar corretamente as mãos

Medo da gripe H1N1 Saiba como higienizar corretame

A gripe influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, é resultado da ação de um vírus forte e mutante, que desencadeou um nível de propagação em escala global. Hoje, saber se prevenir dessa gripe é, certamente, o melhor remédio. Diante disso, buscamos algumas informações básicas, mas fundamentais, para que você aprenda como higienizar corretamente as mãos. Afinal, a forma mais fácil de contágio é exatamente o direto - de pessoa para pessoa - e indireto - de uma superfície contaminada para uma pessoa. E as mãos, claro, estão sempre no meio desse caminho.

O Ministério da Saúde indica, em vídeos e panfletos de orientação que, antes de tudo, é necessário saber que os movimentos indicados devem ser repetidos, em média, cinco vezes. Para iniciar a lavagem, dobre as mangas da blusa até o antebraço e molhe as mãos dos dois lados, evitando contato com a pia.

Depois de molhadas, feche a torneira e coloque um pouco de sabão em uma das palmas e, em seguida, espalhe-o de forma uniforme, em movimentos friccionais, até que as duas mãos estejam bem ensaboadas.

Depois disso, friccione a palma de uma das mãos sob o dorso da outra, repita o movimento e fique atenta para que todos os cantos sejam alcançados, principalmente o do dedo mínimo e o do dedo indicador.

Continue a ensaboar de forma que as duas palmas estejam uma de frente para a outra e os dedos entrelaçados. Para limpar o dorso dos dedos, faça a posição de gancho e passe o dedão por cima da mão.

Para limpar o polegar, feche uma das mãos em torno do polegar da outra e faça movimentos circulares (de vai-e-vem). As unhas também devem ser limpas. Para isso, junte as pontas dos dedos de uma das mãos na palma da outra e faça movimentos circulares. É importante manter as unhas sempre aparadas e limpas. Lembra de lavar também os punhos.

Depois de limpas, basta enxaguar em água corrente, até que todo o sabão tenha sido retirado, e secar sempre começando pelas mãos e terminando pelos punhos. Simples né? Em poucos minutos você fica com a mão limpinha, livre de germes e bactérias, e mais segura quanto à própria prevenção.


Vale lembrar que a gripe A (H1N1) não é transmitida pela carne de porco e os sintomas são bem parecidos com a gripe comum. Se você estiver com febre alta (acima de 38°C) e tosse - acompanhada, ou não de dor de garganta e dores no corpo, procure imediatamente um médico ou unidade de saúde mais próxima.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

www.saude.gov.br

Disque saúde: 0800 61 1997

Comente

Últimas