Mitos e verdades sobre varizes

Confira 10 hábitos que podem ou não contribuir para os vasinhos dilatados

Mitos e verdades sobre varizes

Que mulher já não ouviu dizer que abusar do salto alto, se depilar com cera quente e gravidez favorecem o aparecimento das varizes, aqueles vasinho azulados que aparecem ao longo das pernas e causam dor e inchaço?

O fator genético é o grande responsável pelo problema, seguido dos hormônios femininos, que diminuem a força das paredes das veias e deixam os vasos mais fracos, sinais que levam as mulheres serem mais propícias a terem varizes do que os homens. Obesidade e sedentarismo também entram nessa lista.

Mas afinal, o que é mito e verdade sobre varizes?

Nós selecionamos as 10 mais comuns e conferimos o que realmente acontece. Confira.

1.Depilação com cera quente - Mito

O uso de cera quente não vai fazer com que as varizes apareçam. No entanto, o calor do produto pode agravar o problema em quem já o tem. Por isso, nesses casos, os médicos não recomendam sauna, banho com água muito quente e excessiva exposição ao sol.

2.Salto alto - Mito

Porém o uso diário de salto alto por um tempo prolongado poderá dificultar o bombeamento do sangue nas pernas, facilitando o surgimento de varizes. Por essa razão é importante alongar as panturilhas antes e depois de usar salto e variar com saltos mais baixos durante a semana.

3.Pílula anticoncepcional - Verdade

O uso contínuo e prolongado de anticoncepcionais pode provocar retenção de líquidos e dilatação nas veias. Uma mulher que já tem herança genética para o aparecimento do problema e toma constantemente a pílula por 15 ou 10 anos tem mais chances de apresentar varizes do que uma que não faz uso do medicamento.

4.Todas as varizes doem - Mito

Normalmente as varizes não doem. O que pode existir é uma sensação de peso e desconforto nas pernas. Se elas estão doendo é porque deve haver algum processo inflamatório no local. Nesse caso, procure imediatamente um médico.

5.Gravidez provoca varizes - Verdade

A notícia não é boa para as gestantes. Os hormônios liberados na gravidez tornam as paredes das veias mais elásticas, facilitando sua dilatação. O aumento no volume de sangue circulando pelo corpo da mulher e a retenção de água também são fatores que contribuem para o aparecimento das varizes. Além disso, o crescimento do bebê comprime algumas veias e dificulta o retorno do sangue.

6.Viagens longas - Verdade

Ficar mais de seis horas sentada sem se mexer prejudica a circulação das pernas, o que pode levar ao aparecimento de vasos ou varizes. Nessas situações, os médicos recomendam mexer-se de hora em hora. Vale levantar, andar um pouco ou até mesmo movimentar os pés como se estivesse pisando no acelerador do carro.

7.Usar meia calça ajuda quem tem varizes - Verdade

A meia calça ou a meia ¾ têm efeito benéfico em quem já tem varizes. Ela dá conforto e evita o inchaço, principalmente para quem passa muito tempo sentado ou muito tempo parado em pé. Vale ressaltar que a meia-calça é uma artifício médico e, portanto, deve ser indicada por um. Só um vascular vai poder analisar quanto de compressão é o ideal para cada paciente e quanto tempo essa pessoa deve usar a meia.

8.A doença só aparece em pessoas mais velhas - Mito

As varizes podem aparecer a partir dos 15 anos em mulheres geneticamente predispostas. No entanto, algumas pessoas ainda associam esse problema à velhice. O processo de aparecimento dos vasos e varizes é uma evolução contínua. É um processo acumulativo e lento, por isso as pessoas têm a impressão de que o problema só aparece em idosos, o que não é verdade.

9.Praticar atividade física melhora a circulação - Verdade

Essa é inquestionável, mas há quem ainda duvide dos resultados dos exercícios físicos. Todos os tipos de atividades são benéficas, no entanto, para ter melhores resultados no tratamento e prevenção das varizes é preciso apenas ter atenção aos resultados e escolher a melhor opção. Especialistas alertam para priorizar os aeróbicos, como caminhada, bicicleta e natação, que tem aspecto preventivo e melhora as varizes porque auxilia na função da panturrilha. E evitar aqueles que precisam de grande explosão muscular, a exemplo do levantamento de peso e musculação.

10.Calça justa pode contribuir para o aparecimento de varizes - Verdade

O problema das calças justas é que elas comprimem excessivamente apenas a região das coxas, dificultando a circulação. A compressão, para ser boa, tem de ser do pé até a cintura. A mulher pode continuar usando a calça, se usar uma meia de compressão por baixo.

Natália Farah


Comente

Últimas