Novo exame de AIDS - resultado em 30 minutos!

Novo exame de AIDS  resultado em 30 minutos

Divulgação Ministério da Saúde

Nem só de moda vive o São Paulo Fashion Week. Nesta segunda-feira, quem passou pelo pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, teve a chance de acompanhar o lançamento da campanha de mobilização "Fique Sabendo" que apresentou um novo teste rápido para detecção da Aids. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de DST/Aids e contou com a presença do ministro da saúde, José Gomes Temporão.

O novo aparelho indica o resultado do exame em aproximadamente 30 minutos, com uma simples picada no dedo, como o de glicemia. O sigilo é mantido como no exame tradicional. Na abertura das atividades, a jornalista Glória Kalil e o próprio ministro se submeteram ao exame para dar o exemplo à população.

"O Ministério da Saúde estima que 250 mil pessoas no Brasil sejam portadoras do HIV e desconheçam por nunca terem feito o exame. Quanto mais cedo se faz o teste, melhor o tratamento e melhores os resultados desse tratamento", alertou Temporão.

Segundo o ministro, além de mais prático e rápido, esse teste tem a mesma eficácia do habitual. "Continuamos com o exame tradicional em todo o país - cujo resultado sai em cerca de 30 dias - e gradualmente vamos introduzindo o teste rápido. Neste ano, vamos distribuir 3,3 milhões desses novos", disse. O ministro destacou ainda que o teste é integralmente produzido no Brasil, numa parceria entre a Fiocruz e a Universidade Federal do Espírito Santo.


Glória Kalil fez um exame de Aids há quatro anos e comemorou a possibilidade de realizar o teste novamente e obter o resultado na hora. "Antes, a gente vivia 30 dias de um suspense horroroso", afirmou ela. "É muito bom ver nosso sistema de saúde pública funcionando desta forma". O resultado do teste rápido para diagnóstico do vírus da Aids é confidencial, e anunciado por uma equipe de profissionais de saúde especialmente treinados.

A expectativa é de realização de mais de cem exames por dia durante a semana do evento. "Como a decisão de fazer o teste é pessoal, precisamos despertar a atenção das pessoas. Associar a marca do ‘Fique Sabendo’ à moda e à atitude é uma das estratégias para isso", afirma a diretora do programa, Mariângela Simão. E como o slogan da campanha diz, seja fashion. Faça o teste.

Comente

Últimas