O básico sobre Diabetes

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
O básico sobre Diabetes

O Diabetes é definido como a alteração do metabolismo da glicose caracterizada por deficiência de insulina ou resistência à ação da insulina. O presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Dr. Roberto Abrão Raduan, explica o básico sobre diabetes.

Tipos de diabetes:

Tipo 1 - Deficiência total de insulina.

Tipo 2 - Deficiência parcial de insulina e resistência à ação do hormônio, o que impede a retirada da glicose do sangue e sua transferência para o interior das células.

Diabetes Gestacional - Aparece durante a gravidez e se normaliza após o parto.

Causas

O Diabetes Tipo 1 é uma doença auto-imune, ou seja, o organismo produz anticorpos que destroem as células pancreáticas, responsáveis pela produção de insulina.

O Tipo 2 resulta de uma interação entre predisposição genética e fatores ambientais, como alimentação inadequada, falta de atividade física, obesidade etc.

População Suscetível

O Diabetes Tipo 2 incide preferencialmente em pacientes obesos, sedentários, acima de 45 anos e que tenham antecedentes familiares.

Mulheres que desenvolvem diabetes gestacional têm mais chance de desenvolver a doença posteriormente.

Prevenção

A prevenção do Diabetes Tipo 2 se faz, principalmente, com atividade física regular e dieta saudável. Alguns remédios já mostraram benefício em retardar o aparecimento da doença e outros estão sendo testados.

Sintomas

Sede excessiva, urina abundante, perda importante de peso, apesar de alimentação normal ou aumentada, fraqueza extrema, distúrbios visuais, câimbras, prurido vaginal na mulher, inflamação da glande no homem (balanopostite).

Diagnóstico

Através de exame de sangue. Resultado do exame Glicemia de Jejum (8 horas) acima de 126 mg/dL, ou glicemia aleatória maior que 200 mg/dL, indica diabetes. É necessário repetir o exame para confirmar a doença.


Tratamento

Teoricamente a doença não tem cura. O tratamento vai de medidas higiênico-dietéticas, medicações por via oral e medicações injetáveis.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas