O poder da quiropraxia

A técnica pode ser utilizada por pessoas de todas as idades

O poder da quiropraxia

Dores nas costas ou no pescoço, contraturas musculares... Esses e muitos outros desconfortos podem ser prevenidos, sabia? Para isso existe a quiropraxia. Nunca ouviu falar? Então fique tranquila, iremos explicar sobre o assunto para você.

Quiropraxia é uma técnica que trabalha a origem da dor e atua diretamente no sistema músculo-esquelético por meio de terapia manual, exercícios e orientação postural. Podem ser prevenidas ou tratadas dores na coluna lombar, no pescoço, hérnias de disco, ciatalgias (dor ciática), cefaléias, torcicolos, escolioses, artroses, contraturas musculares, alterações da ATM entre outros.

"O ideal seria que as pessoas fossem ao quiropraxista desde cedo, para fazer uma prevenção dessas doenças, mas na maioria dos casos os pacientes já chegam ao consultório com alguma queixa", conta Dra. Bia Pimentel, quiropraxista e diretora da filial da Quirovida em Pinheiros.

Diferente dos remédios que só aliviam a dor, a quiropraxia tem o intuito de ir a fundo, buscando a causa do problema e combatendo-a. Inclusive a técnica evita que a dor se agrave a ponto de o paciente ter que passar por algum tipo de intervenção cirúrgica. No caso de dores na coluna, ocasionados por má postura ou carga inadequada de peso, a técnica age diretamente na inflamação, no desalinhamento vertebral.

Dra. Bia conta que os tratamentos realizados pelos quiropraxistas têm indicações e contraindicações. "Cabe ao profissional fazer uma avaliação minuciosa e discernir se o paciente pode ou não passar pelo procedimento. Mas, muito raramente, o paciente não poderá fazê-lo, pois dentro da quiropraxia existem diferentes técnicas para cada tipo de paciente."

Então, que tal colocar em prática aquele velho ditado popular: "é melhor prevenir do que remediar?" Não seja como a maioria, que procura um médico somente quando a dor já se instalou. A técnica da quiropraxia pode ser utilizada por pessoas de todas as idades.

Por Marisa Walsick (MBPress)

Comente

Últimas