O que acontece no cérebro do esquizofrênico?

Os portadores podem acreditar que estão sendo perseguidos, têm poderes especiais e uma missão importante no mundo

O que acontece no cérebro do esquizofrênico

Já é difícil descobrir o que se passa na mente das pessoas, como imaginar o que pensa quem tem esquizofrenia, quando o cérebro sofre alterações? Ainda não se sabe as causas e a cura está sendo pesquisada, mas na mente desse paciente a realidade aparece de outra maneira e muito particular.

Os pensamentos ficam confusos e os esquizofrênicos creem que as ideias podem ser controladas, lidas ou até roubadas. Como os sentidos ficam mais apurados, eles dizem ouvir vozes que comentam seu comportamento ou dão ordens, podem sentir sabores, odores, ter visão de objetos que não existem e ter formigamento.

Os doentes têm perda de vontade e déficit cognitivo e não tem mais vontade de fazer o que estavam acostumados, dificuldades em realizar tarefas do dia a dia, expressar sentimentos, emoções e ficam angustiados. Podem acreditar, ainda, que está sendo perseguidos, que têm poderes especiais e uma missão importante no mundo.

A Associação Brasileira de Esquizofrenia (ABRE) informa que a doença afeta 0,7% da população e aparece normalmente entre o fim da adolescência e o começo da vida adulta e tem tratamento.


Por Natália Farah

Comente

Últimas