O que comer para dormir melhor?

O que comer para dormir melhor

Dormir bem é vital para quem quer ter disposição, afinal é durante o sono que o organismo se recupera das atividades realizadas no dia e a alimentação tem um papel fundamental nisso. Ou seja, dormir bem e acordar descansado.

Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) em parceria com a empresa de multivitamínico Centrum, mais de 50% dos brasileiros tiveram o sono interrompido nos últimos 30 dias por causa do acesso à internet. A pesquisa ainda revelou que 58% das pessoas que dormem mal são mulheres e 61% dos entrevistados ligam o mau sono à alimentação.

O ato de dormir é o responsável por repor energias e ajudar o organismo a se recuperar das atividades desenvolvidas durante o dia, além de realizar processos metabólicos essenciais para o bom funcionamento do corpo. Além do descanso de pelo menos 6 ou 8 horas por dia, a alimentação tem um papel fundamental na saúde e no bem-estar, o que inclui dormir bem e acordar descansado. Aposte em combinações ricas em zinco, potássio e vitaminas C, B12 e B6.

Aposte em cardápios com frutas, legumes e verduras para obter os benefícios oferecidos pelas vitaminas e minerais. Banana, peixes, castanhas, cereais, laranja, batata, leite de cabra, damasco e goiaba são alguns dos alimentos que contêm os componentes necessários para dormir bem.

Como auxiliam no relaxamento, o zinco, o potássio e a vitamina C ajudam a promover uma boa noite de sono e um despertar descansado. Já as vitaminas B12 e B6 auxiliam na circulação, favorecem a troca de energia entre as células e colaboram nos processos metabólicos no momento do sono.

Vale reforçar que não basta apenas comer os alimentos ao longo do dia, mas sim, saber dosar as opções. De nada adianta ter uma dieta balanceada se, ao final do dia, a pessoa bate aquele pratão de macarrão antes de dormir.

Para não prejudicar o metabolismo, opte por comidas leves e que vão ajudar a acelerar o processo da dieta. Por isso, evite alimentos gordurosos, carnes vermelhas, comidas apimentadas, ou que dão energia (como café ou chocolate).

Por Caroline Sarmento


Comente

Assuntos relacionados: alimentação sono dormir

Últimas