O que substituir pela carne vermelha?

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Saiba como fazer as substituições corretas para não prejudicar sua saúde

O que substituir pela carne vermelha

Muitas pessoas hoje em dia desejam eliminar ou, pelo menos, reduzir a ingestão de carne vermelha. Por ser rica em colesterol e gorduras saturadas, a carne vem sendo cada vez mais associada a doenças cardiovasculares, diabetes e até câncer.

Para essas pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e preventiva, o ideal é encontrar alimentos que possam trazer, no entanto, nutrientes e benefícios encontrados na carne, que é fonte de ferro e proteínas, fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Confira alguns alimentos que podem trazer esse benefício e substituem a carne vermelha de maneira adequada.

É importante lembrar que nenhum nutriente está em apenas um alimento, portanto, nada de substituir a carne por um item só. Siga uma dieta variada, para que não haja comprometimento das necessidades nutricionais do dia a dia.

Frango e peixe - possuem os mesmos nutrientes da carne vermelha (ferro, zinco, proteínas e vitamina B12) e quantidades menores de colesterol e gordura saturada.

Soja - Principal alternativa à carne, a soja é rica em proteínas e fornece todos os aminoácidos de que precisamos. Sua ingestão também reduz o colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares.

Ovo - Importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, ele ainda fornece ômegas 3 e 6. Estudos recentes derrubaram o mito de que sua ingestão aumenta a taxa de colesterol.

Leite e derivados - Constituem umas das principais fontes de proteínas de origem animal. Para compensar a baixa concentração de ferro e evitar anemia, recomenda-se o consumo dos tipos fortificados.

Vegetais verde-escuros - Fontes privilegiadas de ferro, eles devem fazer parte de todas as refeições diárias. Faça uma salada acrescida de cubinhos de queijo branco ou tofu e quinoa ou, ainda, grãos de soja.

Arroz e feijão - O arroz contém metionina e o feijão, lisina - aminoácidos essenciais ao nosso organismo. O feijão também possui ferro.

Por Jessica Moraes

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: saúde ferro carne ovo soja proteína vegetariana

Últimas