O uso de termogênicos pode causar catarata e glaucoma

A efedrina e o dinitrofenol são as substâncias perigosas dos termogênicos

Termogênicos  Promoetem eliminar 2 kg por semana m

Que tal tomar uma cápsula por dia e perder cerca de 2 kg por semana? Esta é a mais nova mania nas academias, principalmente entre fisiculturistas que para ganhar definição muscular precisam perder peso rápido. Segundo um estudo feito pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, esse é um dos efeitos causados pelos suplementos termogênicos que contêm dinitrofenol (DNP) - substância que acelera o metabolismo em cerca de 50%.

Mas nem se anime a ir pesquisar preços! A OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou recentemente 60 mortes no mundo causadas pela substância. Além disso, os mesmos estudiosos da universidade norte-americana também relataram que sete mulheres, na faixa dos 45 a 55 anos, desenvolveram catarata bilateral depois de fazer uso do DNP. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, as substâncias mais perigosas contidas nos termogênicos são a efedrina e o dinitrofenol.

"Elas podem cegar e causar aquecimento letal no corpo. Assim como provocar lesões na pele, comprometimento do fígado, queda da imunidade, aumento da frequência cardíaca e risco de AVC (acidente vascular cerebral - popularmente conhecido como derrame)", afirma o especialista.

Ainda segundo Queiroz Neto, apesar de não termos estudos sobre a efedrina, os efeitos no organismo são bastante semelhantes aos do DNP. "O problema é que, por serem substâncias proibidas, geralmente são compradas na internet e tomadas sem supervisão médica", esclarece.

DPN x Catarata

O argumento que vai te convencer a abandonar a ideia de usar termogênicos com dinitrofeno é: essa substância é usada na fabricação de agrotóxicos e (acredite!) explosivos.

"Os termogênicos impedem a formação da energia proveniente dos alimentos e, ao invés disso, geram calor e aceleram a morte das células. É um calor tão intenso no organismo que, dependendo do grau de resistência da pessoa, pode causar a morte. Nos olhos, este aquecimento somado à falta de nutrientes tornam o cristalino do olho opaco - caracterizando a catarata", explica.

Não existem medicamentos capazes de recuperar as células perdidas do olho, mas apenas uma cirurgia de retirada do cristalino opaco e substituição por uma lente intraocular pode recuperar parte da visão perdida. "A boa notícia é que hoje esta cirurgia é feita inteiramente a lazer e por isso é mais precisa e segura", pondera o médico.

Efedrina x Glaucoma

Esta condição, que pode ser causada pelo uso de efedrina, se caracteriza pela indiferença da pupila à luz, mantendo-se dilatada o tempo inteiro. "A condição diminui o ângulo entre a íris (parte colorida do olho) e a córnea. Isso predispõe ao súbito aumento da pressão intraocular característico do glaucoma de ângulo fechado", diz Queiroz Neto.

Tal variedade de glaucoma é a maior causa de perda irreversível da visão e não apresenta qualquer sintoma antes de danificar os olhos. O único modo de perceber que se foi afetado pela doença é quando uma crise aguda acontece, causando dor intensa nos olhos, queda visual, enxergar halos ao redor da luz, náuseas e vômitos.

Alternativa viável

Estudos comprovam que o chá verde, além de acelerar o metabolismo, protege o corpo da ação dos radicais livres. Ou seja, "além de ajudar no emagrecimento, garante uma boa visão por mais tempo", recomenda o oftalmologista.

Com certeza, uma dieta saudável aliada a exercícios físicos e a ajudinha de alguns produtos naturais e orgânicos serão melhores do que arriscar sua própria vida e saúde apenas para perder alguns quilinhos. Não se coloque em risco!

Contatos:

Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier

Juliany Bernardo (MBPress)


Comente

Assuntos relacionados: suplementos termogênicos glaucoma catarata

Últimas