Olhos podem sinalizar doenças

Descubra quais são os sinais de que alguma coisa no seu organismo não está bem

Olhos podem sinalizar doenças

As funções dos nossos olhos vão muito além da visão. Eles são também um bom termômetro de doenças, podendo sinalizar alguns problemas de saúde.

Segundo o oftalmologista Richard Yudi Hida, a retina é a única região do corpo em que podemos visualizar os vasos sanguíneos de forma direta. "O nervo óptico é considerado um prolongamento do sistema nervoso central e é possível visualizá-lo através do exame de fundo de olho. Portanto, quaisquer alterações que afetem tais estruturas, direta ou indiretamente, podem ser visualizadas por meio do exame oftalmológico e com equipamentos especializados", explica Hida.

Esse breve diagnóstico pode indicar alterações no sistema cardiovascular, alterações auto-imunes e até problemas neurológicos graves. Portanto, fique atenta às mudanças dos seus olhos, como dilatação da pupila, olho arregalado, mudança na coloração, etc. É indispensável consultar um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano com o intuito de prevenir tanto a cegueira, quanto acompanhar doenças através de exame especializado", alerta Hida. Abaixo, ele elenca os sinais de que algo não está bem com a saúde e as suspeitas de algumas doenças:

Olhos amarelados: Possíveis problemas ligados ao fígado.

Olhos vermelhos: Qualquer tipo de inflamação nos olhos, alterações de coagulação ou hipertensão arterial sistêmica.

Olhos caídos: Lesão neurológica por qualquer doença sistêmica.

Pupila dilatada: Lesão neurológica por qualquer doença sistêmica.

Coceira nos olhos: Alergia, atopia, rosácea, ou qualquer problema dermatológico localizado.

Visão dupla: Lesão neurológica por qualquer doença sistêmica (tumor craniano, acidente vascular, trauma ou hiperglicemia).

Olhos saltados: Possíveis distúrbios da tireóide ou tumores oculares.

Cegueira momentânea: Lesão neurológica por qualquer doença sistêmica (tumor craniano, acidente vascular, trauma ou hiperglicemia, oclusão venosa, hipertensão arterial).

Visão borrada: Diabetes, hipertensão arterial sistêmica, oclusões vasculares ou lesões neurológicas por qualquer doença sistêmica.

Olho seco: Disfunções hormonais, doenças reumatológicas, Síndrome de Sjogren, alergia, atopia, entre outros.

Tremor nas pálpebras: Estresse ou Síndrome do usuário do microcomputador.

Por Helena Dias


Comente

Assuntos relacionados: doenças olhos

Últimas