Olhos vivos no diabetes!

Estudo mostra que 80% dos tratamentos para doenças da retina são originados pelo diabetes não controlado

Olhos vivos no diabetes

Tetra Images/Corbis

O diabetes quando não controlado vira doença crônica. Caso o paciente ainda tenha dificuldades de enxergar, nem faz ideia de que a visão pode estar comprometida por causa da doença.

Essa ausência de controle da doença por parte da população acontece especialmente devido à diabetes não ter sintomas. E o paciente só procura ajuda médica quando aparecem sinais que, aparentemente, não têm ligação com a doença.

Para se ter uma ideia, um levantamento realizado pelo Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, na capital paulista, constatou que cerca de 80% dos tratamentos para doenças da retina tratados no local são originados pelo diabetes não controlado.

A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira no mundo, assim como o glaucoma, entre outras doenças degenerativas da visão. Como a retina é um tecido do olho responsável pela formação das imagens e objetos visualizados, o diabetes mal controlado pode causar alterações na retina com complicações que levam à cegueira temporária ou permanente.

Quando o diabetes esta descompensado, ocorrem os edemas maculares, popularmente conhecidos como inchaço da retina. Especialistas enfatizam que, mesmo após cirurgias e tratamentos, a doença pode voltar mais agressiva, caso o diabético não adote hábitos saudáveis de vida e não controle seu níveis glicêmicos.

Saiba como controlar o diabetes ou prevenir a doença.

• Mantenha o peso normal

• Não fume

• Controle a pressão arterial

• Evite medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas

• Pratique atividade física regular

Natália Farah


Comente

Assuntos relacionados: doença saúde diabetes retina

Últimas