Os benefícios da atividade física

Os benefícios da atividade física

Da mesma forma que organizamos a entrada de alimentos em nosso organismo, teremos que organizar o gasto de energia.

Na verdade, não existem muitas opções para gastarmos energia, uma é o nosso metabolismo basal (que o faz para nos manter vivos, ou seja, se estamos vivendo estamos gastando energia), outra seria através das atividades físicas ou ainda, através de certos tipos de doenças (que na verdade alteram nosso metabolismo basal).

Aliás, antigamente alguns médicos através de fórmulas, induziam seus pacientes a terem algum tipo de doença na qual buscavam o emagrecimento.

O que acontecia era o seguinte: sabe-se por exemplo que o paciente com hipertiroidismo emagrecia mais rápido, assim oferecia-se a eles o hormônio tiroidiano, induzindo-o a essa doença. O paciente então, agora, um portador de hipertiroidismo começava a emagrecer, o problema é que depois a doença continuava...

Hoje essa prática é condenada pelo conselho federal de medicina, afinal tem-se um arsenal moderno de fármacos de nova geração que substituem com vantagens essa prática, alguns médicos que usam de manipulações farmacológicas usam desses novos fármacos.

É importante lembrar que a atividade física além de possibilitar esse aumento do gasto calórico agrega uma série de benefícios ao organismo humano.

Agora vamos entrar num assunto interessante e polêmico. A manutenção da atividade física. Quando falamos em estarmos fora do peso temos a balança, a fita métrica e o espelho como testemunha, mas e para a atividade física?

Infelizmente é comum mulheres com 40, 45 anos de idade, que sempre foram magrinhas, e por isso nunca se preocuparam com a atividade física, terem um condicionamento físico muito ruim. Isso traz todas aquelas doenças, que a atividade física regular consegue combater, para bem perto dessas mulheres.

Comente

Últimas