Outubro Rosa: 5 atitudes que previnem o câncer de mama

Conheça os hábitos que colaboram para evitar a doença

5 atitudes que ajudam a prevenir o câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), até o fim de 2014, mais de 500 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados no mundo inteiro. A estimativa é que até 2030, 21,4 milhões de mulheres tenham passado pela doença e 13,2 tenham entrado em óbito por causa do mal.

Todos os anos acontece o Outubro Rosa, movimento popular iniciado em 1997 nos EUA com o objetivo de popularizar a conscientização sobre o que é o câncer de mama, além de homenagear as mulheres que já enfrentaram a doença.

Além dos programas de conscientização (ações de corridas, partidas de boliches, etc.), durante o mês inteiro monumentos de todo o mundo iluminam suas respectivas luzes de rosa, a cor que simboliza a luta contra o câncer de mama. O grupo também distribui informações sobre como combater a doença.

Quer saber como evitar o mal? Veja 5 dicas para prevenir o câncer de mama:

1 - Alimentação saudável

De acordo com o INCA, a alimentação equilibrada aumenta as chances de deixar o corpo protegido contra o câncer de mama. Abuse de frutas, cereais, verduras e feijões. Esses alimentos são capazes de diminuir os índices do hormônio estrogênio, que está entre os protagonistas do câncer de mama.

2 -Ômega-3

Ingerir alimentos que contenham Ômega-3 pode ajudar na prevenção da doença. De acordo com um estudo chinês, publicado na revista "British Medical Journal", as pessoas que comem regularmente peixes e consequentemente ingerem Ômega-3 têm 14% a mais de chances de não ter câncer de mama.

3 -Evite o cigarro

O cigarro pode ser mais perigoso do que se imagina! Segundo o INCA, mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas são liberadas em todo o corpo, após cada trago do cigarro. A pausa no vício é um passo importante para a saúde da mulher.

4 -Pratique atividades físicas

Os exercícios físicos são excelentes para manter as células cancerígenas longe do corpo humano. Segundo a Associação Americana para Pesquisa do Câncer, mulheres que praticam atividades físicas e que estão na menopausa podem reduzir de 14% até 25% os riscos de desenvolver câncer de mama.

5 -Mantenha o peso

Em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF), o INCA descobriu que combater a obesidade pode prevenir 19% dos casos de câncer. Faça a combinação de fatores (alimentação + exercícios físicos) e mantenha a vida saudável que o câncer não terá nem chances contra o organismo!

Por Caroline Sarmento


Comente

Assuntos relacionados: câncer de mama outubro rosa

Últimas