Por que parar de fumar engorda?

Especialistas dizem que a falta da nicotina ajuda a engordar

Por que parar de fumar engorda

Quem pretende se livrar do cigarro esbarra em um possível ganho de peso, atitude que faz desistir de largar o vício. Infelizmente fumar ajuda a emagrecer porque a nicotina inibe o apetite e acelera o metabolismo. Por que será, então, que parar de fumar engorda?

Especialistas concordam que quem decide colocar um ponto final nas baforadas pode engordar até 15 quilos em um ano. Isso ocorre principalmente porque o ex-fumante apela para a comida como válvula de escape para vencer as crises de abstinência.

Dados do Hospital Universidade da USP diz que ex-fumantes sentem falta da sensação de ter algo para fazer com a boca e com as mãos. E que comer ou beliscar é semelhante a ação repetitiva de fumar. Por isso muitos utilizam o alimento que usavam o cigarro ao lidar com o estresse, escapar do tédio, da tensão, passar o tempo ou como ajuda na integração social.

Segundo uma revisão recente de estudos realizada pela organização internacional Cochrane Collaboration, somente um tratamento que combine dieta, medicamentos e terapia é capaz de minimizar esse ganho para algo entre um e cinco quilos — ou nem isso.

O primeiro passo é manter uma boa alimentação e um peso saudável. Observe se está engordando ou emagrecendo e procure um nutricionista ou médico para saber o porquê e como controlar. Para que a alimentação seja saudável, é preciso que contenha todas as substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo, nas quantidades adequadas para cada pessoa.

Natália Farah


Comente

Últimas