Primavera: aproveite os benefícios das frutas da estação

Frutas típicas dessa época são ricas em minerais, fibras e antioxidantes

Primavera aproveite os benefícios das frutas da es

Você sabe qual é a importância de comer frutas da estação? Quando esse termo é usado significa que a fruta é típica desta época naturalmente, sem que nada impulsione sua produção. Ou seja, essas frutas são mais saborosas e levam menos aditivos químicos em sua produção. E agora, em plena primavera, você sabe quais são as frutas da estação?

A primavera não é época apenas das flores; uma grande variedade de frutas, legumes e verduras são mais abundantes nessa estação do ano. A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que o consumo adequado é de 3 frutas por dia. Para auxiliar nas compras, Cintya Bassi nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, fala sobre as frutas típicas desta estação e seus benefícios. Acerte agora seu cardápio.

Jabuticaba

É uma fruta nativa brasileira, muito usada no preparo de geléia, suco, licor e vinagre. A casca é rica em antocianinas, um fitoesterol que possui propriedades antioxidantes, que auxilia no combate aos radicais livres. Na polpa há ferro, fósforo, vitamina C e niacina.

Amora

Os frutos da amoreira possuem boas quantidades de vitaminas A, C e do complexo B, além de um mineral chamado silício, importante no estimulo das proteínas de sustentação dos músculos. Possui também potássio e por isso, tem sido cada vez mais consumida por praticantes de atividade física.

Pêssego

Essa fruta é originária da China e possui boa quantidade de antioxidantes; zeaxantina, luteína e betacaroteno, que possuem ação protetora contra alguns tipos de câncer e diminuem o risco de patologias oculares. Também possui vitamina C e E, que aumentam a imunidade, e niacina, vitamina do complexo B, que contribui para a produção de energia. Entre os minerais mais abundantes da fruta, destaca-se o potássio, importante regulador da pressão arterial e o manganês, associado à formação de tecido conjuntivo e ósseo, crescimento e reprodução.

Acerola

É uma das frutas mais ricas em vitamina C que existe. Também possui betacaroteno, que além de ajudar a fixar a vitamina A no organismo, participa como antioxidantes do sistema imunológico.

Laranja Lima

Essa fruta é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que reforça o sistema imunológico e, além disso, auxilia a absorção do ferro. A vitamina C também tem sido recomendada no combate ao tabagismo, por reduzir a secreção de cortisol, hormônio produzido em resposta ao estresse. Devido o baixo teor de acidez, costuma ser bastante indicada para gestantes e crianças. Também possui potássio, vitaminas do complexo B e fibras.

Nectarina

A nectarina é fonte de vitamina C e carotenóides, como o betacaroteno e a criptoxantina, nutrientes com poder antioxidante que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres. Contém ainda luteína, importante para a visão. Os flavonóides encontrados na fruta podem auxiliar na prevenção à agregação plaquetária, reduzindo o risco de aterosclerose. A fruta também é fonte de potássio, ácido fólico e fósforo.

Por Helena Dias


Comente

Assuntos relacionados: frutas primavera estação

Últimas