Proteja seus olhos do sol

Proteja seus olhos do sol

Muito se fala sobre os problemas que o sol pode trazer para a nossa pele, mas muita gente esquece que a exposição desprotegida pode causar problemas também para os olhos.

O oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares, explica que a radiação ultravioleta, UV, pode levar a uma variedade de problemas de saúde dos olhos como catarata e fotoalergias. Há ainda a possibilidade de contrair ceratite, uma espécie de "queimadura da córnea" que causa dor, vermelhidão, lacrimejamento, fotofobia e sensação de areia nos olhos.

"O maior risco para os olhos se encontra na exposição prolongada ao sol, que por sua vez, pode ser mais perigosa. A incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano, ocasiona lesões oculares, que gradual e cumulativamente, podem resultar na perda total da visão. As lesões oculares mais comuns causadas pelo excesso de sol são a queda da percepção de detalhes pela mácula e a formação da catarata, problema ocular grave, de maior incidência no mundo", destaca Centurion.

Vale lembrar que os efeitos da radiação UV são cumulativos. Ou seja, quanto mais os olhos são expostos aos raios UV, maiores serão os riscos do desenvolvimento de uma doença, com o passar dos anos. Mas saiba que para proteger os olhos do efeito do sol é muito simples, basta utilizar bons óculos de sol. "É aconselhável o uso de óculos escuros de boa qualidade e que ofereçam proteção adequada aos olhos, não apenas durante o verão, e sim durante todo o ano", explica a oftalmologista Fernanda Takay, também do Instituto de Moléstias Oculares.

Segundo a oftalmologista, na hora de comprar os óculos de sol deve levar em consideração em primeiro lugar o nível de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) que as lentes oferecem. "Esta informação deve estar disponível, no momento da compra, seja no adesivo afixado aos óculos ou em livretos contendo informações técnicas sobre o produto."

leia também


Fernanda dá dicas para você não se enganar quando for comprar os seus óculos e se proteger de verdade do sol: "Bons óculos escuros devem bloquear entre 99-100% as radiações UV-A e UV-B e não devem distorcer imagens ou mudar as cores. Devem ter lentes cinzas, verdes ou marrons, capazes de filtrar entre 75-90% da luz visível. Os óculos de grau também devem ter proteção UV. Bonés, viseiras e chapéus oferecem proteção adicional, quando precisamos passar muitas horas sob a luz solar."

Comente

Últimas