Proteja sua pele no Verão

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Proteja sua pele no Verão

Quem está ansiosa para a chegada do Verão, não pode esquecer dos perigos da exposição exagerada ao sol.

O kit saúde para a pele é simples e fácil de encontrar: filtro solar e óculos escuros. E se for viajar para cidades litorâneas, o ideal é acrescentar chapéu, camiseta e guarda-sol.

A proteção, além de manter a pele mais saudável e bonita, pode evitar doenças graves, como o câncer de pele. Entre os tumores existentes, ele é o primeiro no ranking mundial e o de maior incidência no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca)

As estatísticas são preocupantes. Dados de 2006, da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer

de Pele revelam que 67,6% dos brasileiros ainda se expõem ao sol sem proteção.

Houve um tempo em que as pessoas se torravam nas praias sem protetor algum. Acreditava que o sol era a cura para diversos males e que não podia estar associado a nenhum malefício. Quando era mais nova, ficava várias horas exposta. Hoje, tenho consciência que aquilo era errado. Tenho câncer por ter abusado e fico brava quando vejo alguém fazendo bronzeamento artificial ou tomando sol a meio-dia, conta Maria Fernanda da Cunha, 56 anos, que tem melanoma.

O melanoma é um tipo de câncer que tem origem nos melanócitos (células localizadas na epiderme - camada mais superficial da pele) e que produzem o pigmento que dá cor à pele. Segundo especialistas, é considerado um dos tumores mais graves, pois muitas vezes pode passar despercebido (ser confundido com uma pinta).

Apesar de ser mais freqüente em adultos, entre 20 e 30 anos, o melanoma pode fazer vítimas de qualquer idade, inclusive crianças, e de diferentes tipos de pele. Algumas pessoas têm maior risco de desenvolver a doença, como indivíduos de pele clara que sofreram uma ou mais queimaduras solares na infância, pessoas com nervos displásicos (lesões pigmentadas preexistentes na pele), aqueles que apresentam mais de 50 pintas e os que se expõem ao sol, afirma a dermatologista Juliana Neiva, do Rio de Janeiro.

De acordo com a dermatologista Juliana Neiva, o bronzeamento artificial por radiação ultravioleta tipo A (UVA) é muito perigoso, pois é cinco vezes mais prejudicial do que a radiação solar do meio-dia no Verão. A proteção solar deve ser feita desde a infância, pois os raios ultravioletas (UVA e UVB) têm efeito cumulativo. Estudos indicam que cerca de 80% da exposição solar cumulativa ocorre antes dos 18 anos. O comportamento das crianças e adolescentes facilita a exposição excessiva ao sol e, conseqüentemente, às queimaduras solares, diz a médica.

O melanoma tem cura? Para a dermatologista, se for diagnosticado no início e o tumor estiver restrito à epiderme, a retirada cirúrgica completa de toda a lesão garante o controle da doença e as chances de cura ficam em torno de 95%. Porém, já no melanoma avançado, que atinge camadas mais profundas da pele, o tratamento e a possibilidade de cura variam de acordo com o nível de invasão do tumor. Quando não é tratado em tempo, há risco de atingir outros órgãos e levar à morte, afirma Juliana.

É importante ter em mente que a cura do melanoma (e dos outros tipos de câncer de pele) está diretamente relacionada com a prevenção. As pessoas também precisam se conscientizar quanto à importância real dos cuidados para evitar queimaduras solares na pele, o que já minimiza bastante os riscos. O acompanhamento dermatológico regular e, quando necessário, o mapeamento adequado das pintas pode salvar vidas. Ao perceber uma lesão suspeita na pele, tal como manchas, feridas, verrugas ou mudanças na forma, na cor ou no tamanho de uma pinta antiga, procure imediatamente um médico, indica a dermatologista.

Recomendações

Segundo Juliana Neiva, evitar a exposição ao sol no horário das 10h às 16h (quando os raios são mais intensos) ajuda a prevenir o melanoma e outros tipos de câncer de pele. Mesmo durante o período adequado, é necessário usar chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtro solar com fator de proteção 15 ou mais.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas