Quem tem glaucoma pode usar lente de contato?

Especialistas sugerem cuidado com o seu manuseio das lentes para evitar o aumento da pressão intraocular

Quem tem glaucoma pode usar lente de contato

A Sociedade Brasileira de Glaucoma diz que as pessoas com glaucoma podem usar lentes de contato sem prejuízo à saúde ocular. No entanto, alerta para consulta de um oftalmologista antes da aplicação.

Especialistas sugerem cuidado com o seu manuseio das lentes para evitar o aumento da pressão intraocular, uma vez que pequenos acidentes tendem a provocar cortes internos que, se não forem percebidos, podem evoluir e piorar o glaucoma.

O glaucoma, doença causada pela lesão do nervo óptico está relacionado à pressão alta do olho ou intraocular, conhecida como PIO. A medicina considera normal pessoas com PIO entre 9 e 21mmHg.

De acordo com a Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores do Glaucoma, no Brasil, 1 milhão de pessoas são portadoras do glaucoma. Em 80% dos casos não apresenta sintomas no estágio inicial.

Os fatores de risco da enfermidade são idade a partir dos 40 anos, hipertensão arterial, miopia elevada, raça negra e hereditariedade. Os tratamentos incluem medicamentos, colírio, lasers ou cirurgias.

Por conta de a pressão ser variável e a doença silenciosa, as únicas formas de identificar o glaucoma são a realização de exames e acompanhamento do oftalmologista. O glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).


Por Natália Farah

Comente

Últimas