Saiba prevenir crises de asma no verão

Uma das dicas é realizar a manutenção correta do ar-condicionado

Saiba prevenir crises de asma no verão

As mudanças bruscas de temperatura que ocorrem no verão e aquele entra e sai de ar-condicionado se tornam um veneno para quem sofre de asma e outros problemas graves de respiração.

A variação climática é responsável pelo revezamento entre o ar frio e quente, que gera o estreitamento dos brônquios dificultando a entrada e saída de ar dos pulmões, e o organismo reage mal. Surgem então a tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito.

Em situações de muito calor, o funcionamento do aparelho respiratório muda e fica desidratado por causa da baixa umidade do ar. É uma condição climática predominante nos meses mais quentes do ano que torna, inclusive, as atividades físicas mais desgastantes, levando também ao ressecamento das vias aéreas, da pele e deixando o indivíduo mais sensível à poluição.

Tudo isso somado a poeira, cheiros fortes e pelos de animais prejudicam ainda mais os asmáticos. Infelizmente, ainda não encontraram a cura da doença, caracterizada pelo estreitamento generalizado dos brônquios, cuja intensidade varia de pessoa para pessoa. No entanto, alguns hábitos simples são bastante eficazes e ajudam a controlar as crises em crianças e adultos.

Saiba o que fazer para evita-las.

• Use umidificadores de ar;

• Realize a manutenção correta do ar-condicionado;

• Mantenha o ambiente da casa ou do escritório sempre limpo e arejado;

• Limpe a casa com pano úmido sem levantar poeira com espanador ou vassoura;

• Evite odores forte e o contato com animais de sangue quente, plantas e fumaça de cigarro;

• Ingira bastante líquido e pratique exercícios fora dos horários de pico do sol (das 10h às 17h, considerando o horário de verão).

Por Natália Farah


Comente

Assuntos relacionados: saúde doenças asma

Últimas