Sou diabético e peguei resfriado - E agora?

Saiba como administrar os medicamentos indicados para amenizar os sintomas de gripes e resfriados
Sou diabético e peguei resfriado - E agora?

Foto: Corbis / Image Source

Ninguém está livre de contrair gripes e resfriados, mas um grupo em especial, o dos diabéticos, deve tomar cuidado redobrado com a saúde e com a imunidade

Como prevenção é sempre o melhor negócio, o mais recomendado é investir pesado na hidratação do organismo, bebendo muito líquido e realizando uma alimentação saudável, com legumes, verduras e frutas indicados por um médico endocrinologista, uma vez que a alimentação de pessoas que sofrem de diabetes deve ser controlada e com alimentos bem selecionados. 

Contudo, se um portador do diabetes contrair um resfriado, fica a questão: como administrar os medicamentos? Grande parte dos medicamentos destinados a amenizar os sintomas de gripes e resfriados contém glicose, o que é um verdadeiro veneno para quem tem diabetes. 

A aspirina, por exemplo, pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, e certos tipos de antibióticos podem reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas que tomam alguns medicamentos orais para diabetes. Já os descongestionantes nasais são capazes de elevar os níveis de açúcar no sangue.

Então, antes de ingerir qualquer um desses medicamentos, o diabético precisa consultar seu médico, que vai receitar a medicação mais adequada ao doente, bem como suas dosagens. O ideal é que o paciente tome medicação que não contenha açúcar em sua formulação. Também é uma boa ideia vacinar-se contra a gripe anual, bem como tomar outras recomendadas para a sua faixa etária.

Por Renata Branco


Comente

Últimas