Temporada de gripe

Temporada de gripe

A estação fria do ano chegou e, junto com ela, a temporada de gripes e resfriados. Com os ambientes fechados por conta das baixas temperaturas, as infecções tendem a se propagar com mais facilidade, mas engana-se quem pensa que é só deixar as janelas abertas que os germes e bactérias irão ficar longe. Não podemos esquecer que o ar frio e seco também ajuda a propagar as infecções invernais. Então, é melhor você tratar de se agasalhar bem antes de sair de casa.

De acordo com o médico e toxologista, Sérgio Graff, uma das razões para isso é que as condições climáticas, além de facilitarem a propagação do vírus, deixam o nariz mais seco e vulnerável para a entrada de germes. É bom lembrar também que as infecções respiratórias são as principais causas de pacientes em hospitais e de ausência escolar ou no trabalho.

O médico explica que no inverno as infecções virais e de pele se tornam mais frequentes. "Temos maior incidência de dermatites, uma vez que o ar seco pode causar ressecamento na pele e facilitar a procriação de bactérias. Nesta época, aumentam também as infecções virais, como o rotavírus, principal causa da diarreia em crianças menores de cinco anos", explica. Mas, não vá achando que a idade é um fator imunizador, apesar dos sintomas serem mais brandos, os adultos também podem ser acometidos pelo agente viral.

Ainda segundo o especialista é importante ficar atento também para outros fatores facilitadores de doenças, como a pouca exposição ao sol, que tem efeito negativo sobre o sistema imunológico, pois o impede de funcionar corretamente.

Odeia ficar doente e não quer correr o risco de ficar gripado esse ano? Antes de mais nada o médico ressalta que hábitos simples como lavar as mãos antes de comer, podem reduzir o risco de infecção. Dados da Organização Mundial de Saúde afirmam que a simples lavagem das mãos com sabonete pode reduzir infecções diarreicas em até 40%. "As famílias devem conscientizar seus filhos desde jovens sobre a importância de lavar as mãos, prática que vale para todas as épocas do ano e em especial no inverno" reforça.

Com essa dica básica em mente, veja outras sugestões eficazes para se prevenir das doenças do inverno.

- Mantenha-se bem agasalhado quando estiver fora de casa e se assegure de tirar as roupas "sujas" quando chegar em casa, lembrando de tomar banho para retirar os germes causadores de infecções.

- Utilize sabonetes antibacterianos, que também contenham propriedade hidratante em sua composição. Assim, é possível proteger e ao mesmo tempo evitar o ressecamento da pele.

- Reforce seu sistema imunológico com uma dieta saudável e exercícios físicos regulares. Dê preferência a alimentos ricos em vitaminas e minerais, sempre ingerindo bastante líquido.

- Fique atento para os sinais de um resfriado, como o nariz seco, coriza, nariz entupido, coceira ou irritação na pele e nos olhos que mostram que as infecções estão nas proximidades.

Por Paula Perdiz

Comente

Últimas