Tratar varizes no verão requer mais cuidados

A exposição ao sol é o principal inimigo no tratamento das varizes nessa estação

Tratar varizes no verão requer mais cuidados

Oliver Strewe/Corbis

O verão é sempre convidativo para usar roupas mais leves, e no caso das mulheres o uso de shorts e saias. E o que fazer com as varizes, que incomoda tanta gente?

Além da dor natural nas pernas, inchaço e sensação de peso que as varizes causam, por conta das veias que se tornam doentes e, por isso, ficam tortuosas, alongadas e dilatadas, existe o desconforto estético.

O incômodo cria limitações, por exemplo, na escolha da roupa, quando muita gente evita trajes mais curtos que exponham muito as pernas. Daí vem a dúvida: posso tratar as varizes em pleno verão?

Especialistas não contrariam essa opção, embora sejam mais favoráveis ao tratamento no inverno, quando as pernas têm menos exposição solar e ficam escondidas em calças compridas, meias e botas.

Na verdade, a exposição ao sol é o principal inimigo no tratamento das varizes no verão. Isso porque alguns tratamentos são feitos com a aplicação de um medicamento na veia do paciente, que deixa um pequeno hematoma na pele e demora em média uma semana para desaparecer.

"O sol na realidade não vai manchar, vai fixar uma mancha que já existe. Portanto, se você vai pro sol manchado existe uma grande chance de fixar a macha, como uma tatuagem", explica o cirurgião vascular, Dante Calmon Góes.

Uma dica importante para quem faz tratamento de varizes, no verão, é não se esquecer o protetor solar, ainda que não haja exposição prolongada ao sol. Nesse caso, se a mancha for pequena, passe protetor com fator de proteção mais alto, o que evita a mancha permanente na pele.

Veja dicas para evitar as varizes:

- Evite excesso de peso, adotando uma alimentação equilibrada;

- Antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, consulte um médico e peça maiores explicações;

- Não fique o dia inteiro na mesma posição. Se for inevitável, levante e ande, isso irá ajudar a liberar e estimular a circulação sanguínea;

- Tenha cuidado com exercícios como a musculação ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por consequência, a sua dilatação;

- Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração;

- Use meias elásticas;

- Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um cirurgião vascular.

Natália Farah


Comente

Assuntos relacionados: corpo verão varizes

Últimas