Valor Nutricional x Calorias

Saiba o que é mais importante na hora de emagrecer

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Dietas miraculosas e contagem de calorias, normalmente, são as maiores preocupações de quem deseja emagrecer. Mas, cuidado com as armadilhas que existem por aí. Afinal, mais importante do que entrar naquela roupa que você tanto quer apenas por alguns dias é diminuir o manequim e manter o peso ideal. A não ser que você queira passar a vida inteira de regime.

Todo mundo que já tentou eliminar os quilinhos extras de forma saudável sabe que uma alimentação balanceada deve ser composta por todos os grupos de alimentos. E isso, diariamente. Ou seja, água, lipídios, carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais, fibras, precisam estar presentes no seu cardápio para garantir que o bom funcionamento do seu organismo. No entanto, ao contrário do recomendado, grande parte das pessoas quando quer perder ou manter o peso acabam concentrando sua atenção apenas na quantidade de calorias ingeridas. Mas, será que isso é correto?

Não. De acordo com a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo, o maior problema é quando as pessoas focam apenas nas calorias e deixam de lado o mais importante, o valor nutricional dos alimentos. "Claro que saber as calorias ajuda na dieta, mas não adianta optar por um chocolate ao invés de uma fruta no lanche da tarde por exemplo", diz.

"O segredo para perder peso e manter uma vida saudável é fazer uma reeducação alimentar, ingerindo todos os grupos de alimentos. Outra dica é comer de 3 em 3 horas para estar sempre saciado e comer apenas o necessário", explica a nutricionista. "Afinal, quem passa fome o dia inteiro pensando no que comerá em uma festa ou jantar, por exemplo, já se coloca como perdedor. Economiza calorias só porque sabe que vai exagerar em algum outro momento do dia", afirma Flávia.

Segundo a nutricionista, um organismo bem nutrido é capaz de entrar na zona de equilíbrio garantindo saúde e longevidade. E ao priorizar alimentos ricos em proteínas e fibras, o organismo gasta mais energia ajudando no processo de emagrecimento. Então, optar por alimentos frescos ao invés dos industrializados, que contém muito sódio, por exemplo, é uma ferramenta importante para quem busca uma vida mais saudável. Por isso, as informações de uma tabela de composição de alimentos são pilares básicos para a educação nutricional, o controle da qualidade dos alimentos e a avaliação da ingestão de nutrientes.

Flávia ainda explica que se o objetivo é reeducar ou perder peso, mas o paciente não sabe como fazê-lo, o melhor é buscar ajuda profissional. Uma nutricionista poderá orientar quais os alimentos que devem ser priorizados em sua dieta diária, com base nas suas necessidades. "Isso não quer dizer que o paciente nunca mais vai comer um doce ou uma pizza. Poderá sim comer, mas o fará eventualmente e com muito mais moderação", ressalta a especialista.

Por Paula Perdiz

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