Verão também ocasiona problemas respiratórios

As mudanças bruscas de temperatura e o entra e sai de ambientes refrigerados são um veneno ao nosso organismo

Verão também ocasiona problemas respiratórios

A gente se engana quando pensa que no verão ficamos livres das doenças respiratórias. Nessa época, as mudanças bruscas de temperatura e o entra e sai de ambientes refrigerados são um veneno ao nosso organismo.

Surgem, então, a incidência de doenças como resfriado, gripe, faringite e até pneumonia. Ainda que haja a diminuição das infecções virais no verão, outros fatores podem propiciar crises de asma, por exemplo, tão comuns no inverno.

Mas quando os termômetros sobem, os asmáticos e pessoas com problemas respiratórios graves também sofrem com as variações de temperatura, odores fortes, mofo, animais, entre outros fatores.

O ar-condicionado, aparelho quase indispensável em cidades muito quentes e úmidas, pode ser um vilão. Especialistas dizem que ele deixa as vias aéreas mais vulneráveis, pois resseca o muco protetor.

E se o aparelho não for bem higienizado, mais problemas. Isso causa a proliferação de ácaros, fungos, mofo e bactérias que se acumulam nos ductos do aparelho e se proliferam no ar, invadindo nossas vias aéreas criando lesões inflamatórias/infecciosas, como as pneumonias ou alergias.

Para se ter uma ideia, a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) informa que um adulto gripado, que trabalha em um escritório fechado e com ar-condicionado, pode disseminar o vírus para cerca de 70% das pessoas do mesmo ambiente.

Nesse caso, como se prevenir?

Como geralmente não há a possibilidade de desligar o ar-condicionado, especialmente em ambientes coletivos - como local de trabalho -, a dica é se proteger e criar anticorpos.

Praticar exercícios físicos regularmente é uma excelente opção, pois a atividade ajuda a melhorar a respiração e a saúde. Ingerir bastante líquido, principalmente água, também evita e alivia as crises. Caso seja possível, evite ficar em ambientes muito fechados e sem circulação de ar.

Por Natália Farah


Comente

Assuntos relacionados: saúde doenças problemas respiratórios

Últimas