Você sabe respirar?

Você sabe respirar

Antes de abrir os olhos, antes de ouvir o mundo ou sentir o calor do colo da mãe, a primeira coisa que a gente faz, quando nasce, é respirar. O ato, involuntário do corpo humano, leva oxigênio até os pulmões, onde ele é distribuído para alimentar os órgãos via corrente sanguínea desintoxicando as células. É boa oxigenação do sangue que mantém o corpo saudável e evita uma série de doenças. Mas é preciso saber respirar para garantir ainda mais benefícios.

Os bebezinhos respiram exatamente como a gente deveria, na idade adulta - usando o diafragma, ou seja, o músculo que existe mesmo para puxar e empurrar o ar. Mas o estresse, a correria e as tensões fazem com que, no passar do tempo, a gente perca a capacidade de respirar corretamente. Aí, a respiração vai ficando curtinha, colocando uma quantidade mínima de ar nos pulmões.

Cristina Armelim, psicóloga, instrutora e coordenadora da ong Fundação Arte de Viver, em São Paulo, diz que aprender a respirar pode eliminar o estresse, a melhorar a concentração e o foco, além de elevar o estado de consciência e energia, melhorando o bem-estar e dando ainda mais entusiasmo. Fora isso, é possível eliminar uma infinidade de toxinas do corpo, pela respiração. "A principal dica é respirar com consciência, colocando a atenção no movimento do ar entrando e saindo do pulmão, respirando lenta e profundamente algumas vezes, sempre que sentir necessidade", fala.

A grande maioria das pessoas não chega a trocar suficientemente o ar dos pulmões, fazendo com que o que circula no organismo seja um ar viciado. Quem respira de maneira curta, fracionada, instável e inconstante não usa toda capacidade do corpo e, provavelmente, está recebendo um aviso do estado emocional. "As emoções afetam a respiração. Com exercícios corretos, o estado mental e emocional se altera, eliminando o estresse, acalmando a mente e melhorando a qualidade de vida de um modo geral", afirma Cristina. Um curso com aulas sobre técnicas de respiração é ministrado pela Arte de Viver e tem uma carga horária de 22 horas.

Você sabe respirar

Pronto para respirar melhor? Encha os pulmões de ar, retenha um pouco, e solte lentamente. Repita esse exercício 10 vezes. Fazendo esse exercício duas vezes por dia, o seu corpo todo vai agradecer. Além disso, lembre de alongar os músculos peitorais, especialmente assim que acorda, pela manhã. Sempre que puder, saia para caminhar ao ar livre, de preferência em um local com muito verde e, se trabalha sentado, trate de pausar, pelo menos a cada duas horas, para alongar a coluna e os ombros, facilitando a respiração profunda.

E, lembre de prestar atenção na própria respiração. Não é a toa que o alimento oxigênio é vital para o ser humano.

Comente

Últimas